sábado, 3 de julho de 2010

O cão a serviço do bem

NOTICIA BBC BRASIL

Um cão labrador treinado para detectar a queda do nível de açúcar no sangue de seres humanos vem ajudando uma menina britânica de seis anos a evitar entrar em coma por causa de diabetes.


A cadela Shirley é um dos dez cães treinados pela entidade beneficente Cancer & Bio-detection para alertar diabéticos quando sua condição se deteriora e mora há quatro meses com a pequena Rebecca Farrar, que tem diabetes tipo 1.


"Ela salva a minha vida", diz Rebecca, que é a primeira criança a receber um cachorro para detectar sua doença. "Ela é minha melhor amiga."

Shirley é capaz de sentir uma mudança de odor exalado pelo corpo de Rebecca quando sua taxa de açúcar cai ou sobe a níveis alarmantes.

O cheiro não é detectado por seres humanos e é um sinal emitido pelo corpo antes de outros mais aparentes, como palidez.

Ela então começa a lamber os braços e as pernas da menina para alertá-la. Desta forma, a menina ou sua mãe têm condições de tomar providências para evitar um colapso.

A presença de Shirley na casa também tornou a vida de toda família mais fácil.

"Ela tinha um colapso a cada dois dias. Às vezes eu a socorria apenas pouco antes de ela entrar em um colapso muito sério, outras vezes eu tinha de chamar a ambulância", conta Claire.

"Mas agora temos Shirley e ela detecta a queda no nível de açúcar antes de Rebecca perceber o problema."

Claire conta que também consegue ter noites de sono mais tranquilas, sem medo de a filha ter algum problema durante a noite, como ocorria antes de Shirley dormir ao lado da cama de Rebecca.


A entidade beneficente que deu Shirley à família treina cachorros para detectar todo tipo de doença, incluindo câncer.

"O que nós descobrimos nos últimos cinco anos é que cães são capazes de detectar doenças humanas pelo odor. Quando a nossa saúde altera, temos uma pequena alteração no odor do corpo. Para nós é uma mudança mínima, mas para o cachorro é fácil de notar", diz ClaireGuest, da organização Cancer & Bio-detection.

ANIMAIS PRESENTE DE DEUS PARA OS SERES HUMANOS. É LAMENTÁVEL QUE NEM TODOS RECONHECEM ISSO.
Beijinhos e miadinhos da Nikita:)






6 comentários :

Veronica Gregório disse...

Nossa, mais que lindo Nikita!!
Realmente um presente de Deus.
Essa cadelinha é um verdadeiro anjo da guarda.
Beijinhos

Nikita disse...

É mesmo Veronica.

Beijinhoss e miadinhos da Nikita:)

Rutha/Pink/Barum/Luna disse...

A mamãe achou fantástica esta notícia ! Será que é por isso que o Barum vive cheirando todo mundo ?
É incrível como os animais são inteligentes...só quem tem é que entende. Os gatos também são muito inteligentes, mas não gostam muito de trabalhar.
Lambidas da Rutha e Pink

Nikita disse...

Oi Rutha e Pink!! Olha eu tenho certeza que é por isso mesmo, o faro dele é apurado. Os cachorros tem todo o mérito por serem inteligentes e contribuirem para o bem dos humanos. Já nós, gatinhos somos muito inteligentes mas, preferimos usar essa inteligência para nosso próprio bem...rsrsrs

Beijinhoss e miadinhos da Nikita:)

«Amanda F.« disse...

Que história linda!
Infelizmente existem 'animais' que matam os cachorros à toa!
Espero que atitudes assim estejam cada vez mais presentes!
Beijosss e bom domingo!

Nikita disse...

Oi Amanda!! Nós aqui em casa, também esperamos que atitudes crueis assim não existam mais e que a penalidade para isso seja muito, muito, muitooooo cara para quem o fizer. Os animais merecem todo o RESPEITO desse mundo.

Beijinhos e miadinhos da Nikita:)