quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Tártaro

Boa tarde amigos!!

Ontem levei a Nikita à veterinária para tomar vermífugo e cortar as unhas. Aproveitei e pedi que ela olhasse os dentes da Ni, que eu desconfiava que fosse tártaro. Ela olhou e confirmou minha suspeita. Foi aí que ela disse que é preciso fazer uma limpeza nos dentes e, para isso precisa dar anestesia geral na minha menina. Gelei!!!!  Falar em dar anestesia geral é sempre apavorante. Porém, a vet disse que ela não tem muito tártaro ainda e que podemos esperar mais um pouco. Fiquei super, mega preocupada porque a gengiva dela está um pouco avermelhada. Os custos com veterinários aqui em minha cidade sempre é muito alto e, para fazer a limpeza são 200, 00 e no momento eu não os tenho, por isso concordei em esperar um pouco.
Vocês já passaram por isso? Apesar da vet dizer que posso esperar um pouco, estou preocupada com a saúde dela.

Beijos, 

Néia


10 comentários :

eva disse...

Fazer qualquer procedimento que requer anestesia sempre nos deixa tensos mesmo. se a NIkita esta se alimentando direitinho e não houve mudanças de comportamento acho que deve dar para esperar um pouquinho. Espero que amigas gateiras mais experientes possam dar a opinião delas e te ajudar.
beijos

Beth disse...

Néia, como sabes, lido com gatos há muitos anos e digo sem medo de errar (que nenhum veterinário leia)que nunca levei um gato ao veterinário a não ser para castrar. Vermífugo eu mesma dou e as unhas não corto. Aprendi com o tempo que muito poucos medicamentos para gatos não possuem efeitos colaterais então mesmo como ocorreu no inverno de quase todos estarem com rinotraqueite, não mediquei, apenas observei o comportamento, cuidando para que se alimentassem e tomassem água e todos passaram batido pela enfermidade. Sou da opinião de que gatos são muito independentes e detestam que se interfira em suas vidas, eles são sábios e tem seus métodos de cura. Aqui na cidade não temos laboratórios ou exames de imagem para os felinos, então os diagnósticos são mais ou menos no "achismo" e antibióticos para tudo. Prefiro dar amor, alimentação e abrigo do que medicar sem diagnóstico preciso.
Quanto ao tártaro, sei de casos em que mexeram uma vez e depois disso os dentes começaram a dar mais problemas.
Espero que possas tomar a decisão que te deixe tranquila. E, não esqueça de conversar com São Francisco.
Bjs
Beth

Blog da Pink disse...

Que chique ter que ir no vet pra cortar as unhas! Aqui eu sou a manicure da Pink e também dou o vermífugo sozinha! O Barum e a Luna já fizeram limpeza de tártaro mas eles tinham um hálito horrível e realmente foi necessário. A Rutha tinha muito tártaro, os dentinhos dela eram horríveis mas eu não levei pra fazer a limpeza porque ela já estava velhinha e apesar disso se alimentava direitinho. A Pink também deveria fazer a limpeza mas eu quero evitar a anestesia por causa da idade dela, eu passo uma pasta de dentes nela que se chama C.E.T. da Virbac, ela é enzimática e a vet disse pra passar no canto da boquinha dela que enquanto ela lambe vai limpando os dentinhos, faz tempo que comprei, sei que custa caro mas dura meses.
Apesar de tudo acho que todos os animais têm esses problemas e você não deve se preocupar tanto.
Beijos
Laís

Lívia Fernanda (I/O Gatos) disse...

Néia, sei exatamente como você se sente! A Antonieta está passando da hora de tirar os tártaros. Sou veterinária, tenho o material e tudo mais, mas quem disse que eu tenho coragem de anestesiar minha pobre velha gata? (santo de casa faz milagre?). Pela idade da Nikita, imagino que os tártaros não devam estar assim, tão agressivos. Gatos não são como cães, onde os tártaros fazem a festa em tão pouco tempo! Se a própria vet da Ni disse que o procedimento poderia esperar, não se preocupe. As placas podem estar pequenas ainda, coisa normal para gatos! E as gengivas dos gatos, especialmente os que possuem certa coloração branca, podem ter uma zona mais avermelhada, o que nos leva a pensar em uma inflamação. Mas posso te dizer com segurança, não há nada com que se preocupar. Caso você esteja muito chateada com a situação, poderá escovar os dentinhos da Ni (se isso for possível) com escovinha e pasta para pets, uma vez por semana, que retardará os efeitos do tártaro! Sei que você é uma tutora muito responsável, siga sua intuição que nada de errado irá acontecer!

Beijinhos e ronrons!

Pretinha disse...

Eu tive uma gatinha persa que teve problemas sérios com o tártaro e gengivite e otite tudo junto, ela passou uma anestesia geral, mas tudo correu bem. A minha Lilica tem tártaro e as vezes fica com a gengiva vermelha, a vet acaba só tratando a gengiva. Bjs

Lilasesazuis disse...

Néia, eu também tenho horror a anestesia, fico até sem dormir, só de pensar...

Olha, eu nunca passei por uma situação em que a vet aconselhasse a raspagem dos dentinhos dos meus gatinhos, mas, eu uso na água um produto preventivo, é carinho, mas, a vet disse que vale a pena...é o Aquadent da Virbac

beijinhos,

Lígia e turminha :))

Verena disse...

Querida Néia,
Você me perguntou se não penso em adotar um outro bichinho, adoraria mas...
Fico pensando nisso tudo aí: despesa com veterinário, o que fazer com o animalzinho quando tenho que me ausentar de casa por longo período(coisa que não é raro acontecer) e na verdade ainda estou muito traumatizada com o sofrimento do Pepi e do Xixo antes de virarem estrelinhas
Então optei por não adotar mais um bichinho por mais que eu os adore
Fique com Deus, amiga
Muito obrigada pela sua presença e carinho lá no blog, sempre
Um abençoado resto de feriadão para tí
Beijinhos afetuosos para tí e afagos para a Nikitinha de
Verena e Bichinhos

Unknown disse...

Olá Néia, é bem chato ter que passar por isso com o pet, dele ter tártaros, e ainda fazer uma anestesia geral, a Cindy minha yorkshire também estava com tártaros, perguntei ao vet qual o procedimento e ele disse que era com uma lixa, não precisava de anestesia geral, só local, concordei. Foi tudo bem tranquilo, e eu não me lembro do preço, acredito que foi baixo.

Beijos.

Karina disse...

Realmente a anestesia é um procedimento delicado. Acho que se a própria vet disse que pode esperar, então não tem com que se preocupar. A sugestão da Livia é bem legal.
Beijos

Suzana Tamassia disse...

O zé está com uma pequena gengivite. A vet dele recomendou uma ração de grão maior pra ele mastigar mais e massagear a gengiva e tb ajudar com o tártaro!